domingo, 27 de julho de 2014

Cansada do Dolce Far Niente

Tenho tanta coisa para escrever no blog agora que fiquei semanas sem escrever. A primeira é que estou cansada de não fazer nada, ou de sentir que não faço nada (mesmo ajudando em casa e costurando para a Igreja). Estou cansada do Rio de Janeiro, do Brasil, de todos os continentes, de estar presa neste planeta, neste sistema solar. Estou cansada de ter que dormir e acordar todos os dias. Estou cansada do meu corpo cansado.


Lembro de ler, certa vez, em um livro, que existe em italiano a frase "dolce far niente" que quer dizer "a doçura de não fazer nada". Não fazer nada, ou melhor, parecer que não está fazendo nada pode fazer bem para o corpo por um tempo. Ajuda a pensar na vida, a restabelecer seus planos e metas, a guiar seus sonhos na direção correta, a avaliar seus sentimentos, suas relações, seu trabalho... Mas ficar em casa parado por muito tempo faz a pessoa acabar sem dinheiro, sem amigos, sem sentido para a vida e sem nada.

 Nós seres humanos não fomos feitos para ficar parados e até se perdermos todos os movimentos do corpo, podemos trabalhar com a mente. Um exemplo disto é o físico Steven Hawking que tem a doença parente da Esclerose Múltipla, porém, no meu ponto de vista, pior que é a Esclerose Lateral Amiotrófica e, consequentemente, ele perdeu todos os movimentos do corpo, mas continua trabalhando com a mente.

O pior deste tempo ocioso em que vivo, ou pareço viver -pois, como falei, ajudo em casa e quem é dona de casa ou mãe sabe o quanto há para fazer em casa - é que sinto que não consigo sentir energia, estou descansando mas acordo cansada, fico cansada em andar um pouco, correr um pouco (sim, tenho esclerose múltipla mas consigo correr), trabalhar um pouco... Não quero viver com o corpo sempre cansado...

Publicarei em breve dois outros posts pelo menos: sobre a minha futilidade dos cabelos e sobre fases da vida.

Esclerose múltipla e fingolimode funcionam: fui a médica a poucos dias e sei que meu remédio está funcionando. Contei que tive uma crise de fadiga que durou 4 dias e que nestes 4 dias eu não conseguia nem ficar em pé, pois sentia que desmaiaria e a médica disse que isto não é surto (eu perguntei se era) e que isto era uma crise de fadiga intensa. Como já falei, vida de dona de casa é cheia de afazeres.

Enfim, estou cansada de certas coisas como o Universo mais aceito que todo este meu cansaço serve para salvar almas, assim espero.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Fingolimode Vitamina D e Low Poo

O Fingolimode foi aprovado para ser "distribuído" pelo SUS, enquanto a vitamina D ainda vai "dar pano para manga", ou seja, ainda vai dar o que falar.

Sobre o Low Poo: a técnica do pouco shampoo:

Comecei a usar o Loreal para cachos, mesmo reparando que ele tem um silicone insolúvel, o amodimethicone e que poderia fazer mal aos meus cabelos por causa disto. Ainda não tenho tempo suficiente para avaliar melhor, mas percebi que, no começo, ele é igual a outros cremes que uso: a primeira vez parece que não passei nada no cabelo e meu cabelo fica todo arrepiado, sem cachos definidos e estranho. Depois de uns dias os cachos ficam bem definidos e brilhantes, mas, acho que devido ao tempo frio e úmido do Rio de Janeiro, meu cabelo fica com tanto frizz (arrepiado) que o brilho não compensa. Eu não sei o que é mas meus cabelos parecem não ser dar bem com Loreal... Para resolver um pouco o problema dos fios arrepiados aumentei a quantidade de creme de pentear.

Acabaram os cremes da Niely Gold Brilho e Garnier Fructis Brilho vitaminado e eu mudei para estes:

Condicionador da marca Natura Cachos Marcantes com óleo de macadâmia e creme para pentear da L'oreal Elséve para cachos (hydra-max colágeno).

No low poo continuarei usando o condicionador da marca Garnier Fructis brilho vitaminado (o da embalagem vermelha e só o condicionador, pois o creme para pentear tem parafina) pois gostei e o creme para pentear ainda decidirei mas por enquanto gostei mais do Niely gold.