terça-feira, 31 de março de 2015

Voo para Düsseldorf e Depressão Profunda

Fiquei muito triste e intrigada com a notícia do voo que terminou em tragédia nestes dias, mês passado.

Mas fiquei mais triste ainda como a mídia brasileira vêm tratando a Depressão Profunda, que, como o nome diz, é Grave e a mídia tem feito parecer que é apenas uma "depressãozinha" ou uma doença de maluco que faz a loucura de se matar e levar um monte de gente consigo.

Estou bem cansada com os dois cursos que estou fazendo, apesar de gostar dos dois. Eu também sofro de depressão e sei bem o estrago que ela causa, um deles é o cansaço e os demais eu fiz este resumo que tirei de um site e da experiência própria para que as pessoas entendam melhor:


Primeiro, a doença do co-piloto é "a depressão", não "uma  depressão". Foi constatado que o copiloto do avião que caiu nas montanhas tinha "severe depression", cuja tradução é depressão profunda.

A depressão profunda não é uma "depressãozinha" nem passa sozinha. Ela afeta o sono, a memória, a vida social da pessoa e a concentração. A pessoa come muito ou come bem pouco; dorme muito certas horas e outras horas tem insônia;

A pessoa com depressão profunda sente um vazio, uma tristeza muito grande, como se estivesse de luto mesmo que ninguém próximo tenha falecido.

Quem sofre de depressão profunda sente, algumas vezes, uma grande falta de energia, fica muito triste por se sentir cansado, não tem energia nem mesmo para tomar banho, nem energia para estar com amigos e familiares.

Geralmente não têm esperança em relação ao futuro, sentem-se inúteis na sociedade; têm idéias de suicídio e planejam como será. E podem mudar de repente de um estado de depressão para um estado de felicidade.


Sinais de que a pessoa está com depressão:

Sentir um cansaço muito grande, fadiga, mesmo que não faça tarefas muito cansativas e mesmo depois de dormir várias horas;

Ficar com apatia, com aparência abatida, fazendo tarefas bem lentamente;

Ter sentimento de culpa e de ser inútil;

Falar muito em morte e/ ou suicídio;

Sentir raiva, tristeza, desamparo, impaciência;

Ter delírios, ouvir vozes, ver coisas que não estão ali, sentir gosto diferente ou não sentir o gosto da comida, não sentir direito o toque, não ter tato direito;

Achar que todos estão reparando nela, falando bem ou mal dela, pensar que alguém "importante" está apaixonado por ela, pensar que não sabe fazer bem as tarefas;

Ter pensamentos que diminuem a auto-estima da pessoa, como "você é um idiota, você não consegue" ou parecido.

Dificuldade em perceber que experiência é real e o que não é.  "Ficar no mundo da lua".

Pessoas religiosas, mesmo as mais fervorosas, podem até não acreditar em mais nada.

Peguei algumas informações do site abaixo:

http://www.vidadequalidade.org/a-depressao-profunda-ou-depressao-clinica-sintomas-e-tratamento/comment-page-2/

E devo dizer que as pessoas que conhecem alguém com depressão precisam procurar por esta pessoa com frequencia, saber como ela está e, se preciso, pagar um tratamento, levar a pessoa ao psiquiatra e / ou psicóloga, precisam ajudar pois às vezes a pessoa não é capaz de ajudar a si mesma.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Em fevereiro foi carnaval e eu não postei o mês inteiro.

Estou fazendo alguns cursos que ocupam bem o meu tempo.

Estou numa alegria e decepção ao mesmo tempo.

Alegria por estar fazendo cursos que eu queria fazer e ainda não tinha coragem.

Tristeza por perceber as marcas que a esclerose múltipla deixou em mim: memória fraca e tato quase zero. Em todos cursos que faço, preciso usar minha memória para exercer o que aprendi. E, num dos dois cursos, preciso do tato, preciso sentir. Mas já faz tempo que não sinto nada, ou quase nada dos pés até metade do rosto.

Mas vou seguindo fazendo os cursos e vendo no que dá. A vida é assim.