Estava eu deprimida pensando que a vida não pode ser comer e defecar, acabar com os recursos naturais de nosso único planeta habitável; viver uma vida fútil, sem fazer nada de importante; dormir muito; ter que escolher entre saúde ou educação; segurança ou criatividade, quando me deparei com as frases de um filósofo Mário Sérgio Cortella e fiquei me perguntando se o que pensei era realmente depressão ou se era um pensamento filosófico que me afligia de tal forma, tão intensa, que tudo que eu conseguia era chorar.
Devo estar um passo à frente, pois sou tão mais nova do que ele e já penso o mesmo.
"O instinto do conhecimento, chegado a seus limites, volta-se contra si mesmo, para chegar à crítica do saber" (Nietzsche)
Acho que foi o que aconteceu comigo: o meu instinto estava criticando o meu saber .
Algo como: o que adianta tanto conhecimento se ele não te sustenta? Não te mantém com a mente sã em um corpo são?
Eu comecei a criticar o meu próprio viver.
sexta-feira, 25 de março de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ótimo artigo Lorena. Esse pensamento questionador deveria existir em todo ser humano. Quem sabe assim daríamos importância ao que realmente importa. Vivemos em uma sociedade de aparências onde a maioria não assume seu próprio eu ou realidade. Seu pensamento é típico de pessoas idealistas, tenho a mesma linha de pensamento e questionamento, qual faz muito bem para a alma, mas, por vezes nos faz sofrer por enxergar a realidade nua e crua.
ResponderExcluirParabéns, continue nessa evolução, ela só lhe trará benefícios. Abraços.
Vânia Regina
Você não sabe o quanto o seu comentário veio em boa hora! Já estava começando a achar que era a única a pensar desta maneira, mas pensar assim de verdade! Você salvou meu dia, minha semana e meu fim de semana!
ResponderExcluirQue Deus te abençoe, bjs!
Viver é muito mais que apenas sobreviver como os animais. Temos um objetivo na vida: amar e sermos amados
ResponderExcluirMesmo que o amor não seja aparente ele existe. VC nem imagina o quanto é amada!! E deus também te ama muito. VC pode não perceber mas Ele te criou com muito amor e quer tua felicidade. Não a felicidade terrena mas a eterna felicidade dos filhos de Deus!!