quinta-feira, 2 de junho de 2016

Depois da Internação

Foi difícil voltar a andar depois de alguns dias só deitada. Depois, quando fui ver, já estava andando rápido de novo e até subindo escadas rapidamente e resolvi me forçar a ir mais devagar pela minha saúde.

A novidade é que estou com infecção urinária. Começou com uma vontade de ir ao banheiro toda hora, e, mesmo depois que eu ia, parecia que tinha que ir de novo. Um dia depois, começou a doer muito, depois que eu urinava. Resolvi que não dava para esperar nem um dia a mais, resolvi ir ao médico após a aula de espanhol.

Fiz exame de sangue e fiquei pasma com os leucócitos: geralmente eles estão 4 mil, por causa do remédio da Esclerose Múltipla, dessa vez estavam mais de 11 mil, quase 12 mil!

Fiz exame de urina e o diagnóstico foi confirmado: infecção urinária. Estou tratando com 2 antibióticos e 1 remédio para dor.

Tive febre baixa, mas passava sozinha depois de tomar antibiótico ou depois de me cobrir com várias cobertas.

Quando saí da internação resolvi olhar o que tinha para publicar no blog e vi que tenho muita coisa não dita.

Tem novidades sobre a Esclerose Múltipla, como a notícia que vi em outro blog que diz que algumas pessoas nascem com variação genética para ter deficiência de Vitamina D associada à Esclerose Múltipla. Esta mutação provoca baixos níveis de Vitamina D, então, pelo que entendi, não é porque a pessoa não pega Sol, mas porque o corpo realmente não consegue absorver toda a vitamina D do Sol e tem que tomar suplemento da vitamina.

E que este gene passa de pai ou mãe para filho sim.

O blog é este: http://cristinasalesmedicinaintegrativa.blogspot.com.br/2013/11/esclerose-multipla-e-genetica.html

e a fonte deles é esta: http://www.nature.com/ejhg/journal/v18/n12/full/ejhg2010113a.html
Trecho do blog:

"Em famílias com vários casos de EM, realizaram estudos genéticos que demonstraram uma mutação do gene CYP27B1. A vitamina D necessita de ser activada por uma enzima hepática, ligada ao citocromo P450 que tem representação genética no gene CYP27B1. Esta mutação do gene CYP27B1 é transmitida uniformemente aos filhos, provocando baixos níveis de Vitamina D e consequente alteração da função celular."

Tem a substância glifosato da empresa Monsanto que está presente nos agrotóxicos que as pessoas usam nas plantações que pode causar cerca de 25 doenças, dentre elas a esclerose múltipla.

Estes dias saiu uma notícia no jornal O Globo dizendo que descobriram o gene que causa a Esclerose Múltipla. Eu achei estranho, pois já não é a primeira vez que vejo uma notícia dessas ser divulgada, de gene da EM. Acima mesmo acabo de confirmar isto.

Enfim, o gene que falaram é o NR1H3 aumenta em 70% a chance de ter EM. Tem uma matéria mais completa no portal Terra:

http://saude.terra.com.br/descoberto-primeiro-gene-associado-a-origem-da-esclerose-multipla,a90d77a281a19de2203c8334b076b401c2a6zdph.html

Até breve!


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário