segunda-feira, 16 de junho de 2014

Low Poo com Garnier Fructis Brilho Vitaminado, Niely Gold e Antiacne Granado Enxofre

Antiacne: antes eu usava o Asepxia, cheguei a usar o azul e o amarelo, não notei muita diferença entre os dois e não livrou-me das espinhas; não de todas. Usei os sabonetes até acabarem (6 meses ou mais).

Sobre o sabonete granado:

Usei o sabonete granado por, pelo menos, 6 meses e notei que minha pele fica bem melhor, mais lisa, não fica ressecada nem grudenta, posso passar o sabonete apenas duas vezes por dia ou apenas uma. Tenho o rosto com maior oleosidade na zona "T" (testa, nariz e queixo). Não tenho muitas espinhas, nem na adolescência eu não tive. O melhor de tudo é que o sabonete é bem barato, uns 3 reais em média (em 2014).

Comecei a fazer a técnica do "low poo", a técnica de usar pouco shampoo (1 vez por semana ou a cada 15 dias).
Os produtos que comecei o low poo foram: o condicionador Garnier Fructis Brilho Vitaminado (embalagem vermelha); o shampoo Niely Gold Extra Brilho Gloss Intense; Creme para pentear  Niely Gold Extra Brilho Gloss Intense. Minha avaliação:

  • Garnier Fructis Brilho Vitaminado Condicionador (embalagem vermelha): Ótimo! Muito cheiroso, perfume que lembra frutas, composição do condicionador muito boa, cremoso, mais grosso do que líquido, rende bem. Não deixa o cabelo mais fácil de desembaraçar, mas, com o uso constante, o cabelo fica com muito brilho e macio. Após um mês de uso meu cabelo ficou lindo. Usei só o condicionador.
  • Shampoo Niely Extra Brilho: Super cheiroso, o cheiro lembra jasmin, o xampu é líquido e limpa bem os cabelos. Ele tem sodium laureth sulfate, não serve para no poo. Mas é bom para o Low.
  • Creme para pentear Niely Gold Extra Brilho: não é preciso usar tanto para o cabelo ficar bonito. Cheiroso que nem o xampu. Eu divido o cabelo em três ou quatro partes (geralmente duas partes grandes na frente e uma pequena atrás) e passo o equivalente a duas colheres de sopa em cada parte, menos na que fica menor. Depois penteio o cabelo, amasso os cachos e penteio de novo. O cabelo fica com brilho espetacular, macio e só fica duro se eu exagerar na quantidade de creme. Diminui o volume. E olha que meu cabelo é bem volumoso!
Só fiquei sentindo falta de um finalizante, um gel ou pomada para fixar meus cachos que acabam pegando umidade do Rio de Janeiro e ficam um pouco com frizz, apesar de que estes cremes diminuíram bastante os arrepiados. No começo do meu Low Poo, parecia que não estava adiantando nada colocar os novos cremes, pois meu cabelo ficava sem brilho e sem cachos definidos, chegava a ficar quase liso. Mas então eu vi na agenda que tinha feito alisamento em outubro, meu cabelo ainda tem uns fios lisos por causa disso. Eu havia feito "escova definitiva", pensando em deixar o cabelo liso de uma vez por todas e mudar o visual. Mas logo veio o arrependimento, pois adoro meus cachos, apesar do trabalho que tenho (pois eles são muito volumosos).

 Agora, em julho de 2014, meu cabelo está lindo. Talvez não fique mais quando eu usar o novo creme para pentear, pois este tem silicone insolúvel (o 'Loreal Èlseve Hydra-Max).


Sobre o Low Poo e silicone insolúvel:

Comecei a usar esta técnica (low poo) pois percebi que meu cabelo estava ficando cada vez mais sem brilho e ressecado com outros produtos que eu usava (Tresseme, Seda, Wella, John Frieda) e descobri que estes produtos dão uma falsa sensação de brilho e hidratação, mas o que fazem mesmo é estragar o cabelo dia após dia. E não adianta ir no salão de beleza, pois muitos produtos usados em salões fazem mal ao cabelo, sem contar que nem sempre eu pergunto o que estão usando para lavar meus cabelos.

 O Wella tem soda cáustica, o hidróxido de sódio (aquele produto usado para desentupir pias e ralos o sodium hydroxide) e também dissodium edta e o John Frieda tem uréia (xixi).

O Tressemé tem parafina e o Seda tem silicone insolúvel (dimethiconol) e um produto que faz com que as substâncias entrem na nossa pele e cabelos, o dissodium edta, podendo entrar susbtâncias boas ou ruins.

Ainda não substituí tudo, por exemplo, ainda uso xampu que tem sodium laureth sulfate, isto é, uso xampu que tem este composto químico que pode causar irritação no couro cabeludo e uma descamação que parece com caspa. O shampoo Niely tem isto e acho difícil achar xampu sem. Mas este surfactante tem uma vantagem: ele ajuda a eliminar os silicones não solúveis do cabelo. 

E não adianta achar que L'oreal Èlseve, Yama e Garnier Fructis não tem amodimethicone pois alguns deles tem e eu acabei de comprar o L'oreal para cachos e vi que tem amodimethicone. Este também é um silicone que não sai fácil com as lavagens, como diz a menina deste blog (entre outros):

http://www.cacheadobasico.com.br/2012/05/amodimethicone.html

O problema do silicone amodimethicone, dimethicone e outros silicones terminados em one (menos o que tem colpolyol) é que eles grudam no cabelo, dando uma impressão de brilho, mas vão ressecando o cabelo por não permitirem deixar entrar água nos cabelos. Também há os que tem parafinnum liquidum, isto é, parafina líquida, que também é difícil tirar dos cabelos.

Já existem vários blogs que falam sobre o cuidado com cachos e com os cabelos, eu só quero falar da diferença que fez usar produtos que eu não estava acostumada a usar.

Nesse blog tem a lista dos silicones:

http://www.cacheadobasico.com.br/2012/02/silicones.html

E eu tomei a liberdade de traduzir e publicar outras substâncias que trazem danos à saúde e podem ser encontrados em diferentes cosméticos:

As que fazem mal:
  • dimethicone = silicone, faz mal por deixar o cabelo ressecado e dá um falso brilho.
  • disodium edta = Ele permite que outros ingredientes entrem na nossa pele, cabelo.
  • methylisothiazolinone, methylchloroisothiazolinone Podem ser tóxicos e alergênicos.
  •  DMDM  hydantoin  = Conservante usado em shampoos, condicionadores, hidratantes faciais e sombras. São produtos alergênicos e podem causar dermatite de contato. Pode conter ou liberar formaldeído.
  •  citronellol = Apesar de ser um componente natural, pode causar alergia em quem é alérgico a perfumes. Fora isto, nada demais.
  • diazolidinyl urea = Xixi de animal. Libera formaldeído. Imidazolidinil Ureia também.
  • sodium laureth sulfate / Lauril/Laureth Sulfato de Sódio  = Faz espuma. Derivado do petróleo, causa irritação no couro cabeludo e descamação parecida com caspa além de outras reações alérgicas.


Outros que fazem mal :
  • Parabenos como methylparaben e propylparaben = estão relacionados a distúrbios endócrinos e até câncer.
  • Methoxycinnamate : protetor solar que mexe com o sistema endócrino.
  • Propileno Glicol, PEG (polietileno glicol) ou PPG (polipropileno glicol) = petroquímicos sintéticos que causam reações alérgicas, urticária e eczema.
  • PVP/VACopolímero = produto do petróleo pode ser tóxico se inalado e pode irritar pulmão de pessoas com sensibilidade.
  • Cloreto de Benzildimetil (octadecil) amónio = um composto de amônia. Tóxico. Provoca reações alérgicas.
  • Cores sintéticas, exemplo: FD&C Vermelho (Red) No. 6 / D&C Verde (Green) No. 6. Muitos corantes sintéticos podem ser cancerígenos.
  • Fragrâncias Sintéticas (parfum) As fragrâncias sintéticas utilizadas em produtos cosméticos podem ter cerca de 200 ingredientes



Ainda sou nova neste universo do low poo mas já estou gostando do efeito que esta técnica faz no meu cabelo. Ainda não posso contar com o "day after" (o dia seguinte), isto é, tenho que molhar os cabelos todos os dias, pois meu cabelo está metade liso, metade cacheado, mas já percebi que o cabelo está mais fácil de desembaraçar. O que não é ruim então? Algumas composições boas:

Nenhum mal encontrado:
linalool = repele mosquitos e é de origem natural.

cetyl esters = serve para aumentar a viscosidade dos cremes.
Cocamidopropyl Betaine

Uma matéria em inglês sobre o Cocamidopropyl Betaine:

http://blog.honest.com/cocamidopropyl-betaine/#.U5_NCvldXQs


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário