sexta-feira, 25 de março de 2016

Questionando a Sobrevivência em Tempos de Zika

Estava eu deprimida pensando que a vida não pode ser comer e defecar, acabar com os recursos naturais de nosso único planeta habitável; viver uma vida fútil, sem fazer nada de importante; dormir muito; ter que escolher entre saúde ou educação; segurança ou criatividade, quando me deparei com as frases de um filósofo Mário Sérgio Cortella e fiquei me perguntando se o que pensei era realmente depressão ou se era um pensamento filosófico que me afligia de tal forma, tão intensa, que tudo que eu conseguia era chorar.

Devo estar um passo à frente, pois sou tão mais nova do que ele e já penso o mesmo.

"O instinto do conhecimento, chegado a seus limites, volta-se contra si mesmo, para chegar à crítica do saber" (Nietzsche)

Acho que foi o que aconteceu comigo: o meu instinto estava criticando o meu saber .

Algo como: o que adianta tanto conhecimento se ele não te sustenta? Não te mantém com a mente sã em um corpo são?

Eu comecei a criticar o meu próprio viver.

3 comentários:

  1. Ótimo artigo Lorena. Esse pensamento questionador deveria existir em todo ser humano. Quem sabe assim daríamos importância ao que realmente importa. Vivemos em uma sociedade de aparências onde a maioria não assume seu próprio eu ou realidade. Seu pensamento é típico de pessoas idealistas, tenho a mesma linha de pensamento e questionamento, qual faz muito bem para a alma, mas, por vezes nos faz sofrer por enxergar a realidade nua e crua.

    Parabéns, continue nessa evolução, ela só lhe trará benefícios. Abraços.

    Vânia Regina

    ResponderExcluir
  2. Você não sabe o quanto o seu comentário veio em boa hora! Já estava começando a achar que era a única a pensar desta maneira, mas pensar assim de verdade! Você salvou meu dia, minha semana e meu fim de semana!

    Que Deus te abençoe, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Viver é muito mais que apenas sobreviver como os animais. Temos um objetivo na vida: amar e sermos amados
    Mesmo que o amor não seja aparente ele existe. VC nem imagina o quanto é amada!! E deus também te ama muito. VC pode não perceber mas Ele te criou com muito amor e quer tua felicidade. Não a felicidade terrena mas a eterna felicidade dos filhos de Deus!!

    ResponderExcluir