quarta-feira, 17 de maio de 2017

Fisioterapia e Física Quântica

Estou fazendo algumas sessões de fisioterapia que consistem basicamente em levar choques nos ombros por uns 15 minutos e massagem com um aparelho de ultrassom. Tranquilo.

Aproveito este tempo em que não devo fazer muito esforço com os braços para estudar a física dos fótons, partículas de luz liberadas pelos elétrons ao mudarem de órbita, é a chamada física quântica, visto que os fótons são medidos em Quantuns, como o filme do 007 Quantum of Solace.

Sou muito melhor na Teoria da Física Quântica do que na matemática da física... É uma pena que minha memória tem oscilado entre muito boa e muito ruim.

Comecei estudando o básico: o modelo do átomo de Rutheford e Bohr e depois Max Planck. Este último percebeu as diferentes cores e temperaturas e elaborou a fórmula exata ao relacionar a temperatura de um objeto quente com a radiação que ele emite- isto deu origem à física quântica.

Tem também a teoria do Big Bang ou Grande Explosão que foi o modo como nosso Universo e nosso mundo surgiu e como este começo foi muito quente, ainda há radiação residual como sugeriu o físico Gamow (que era muito engraçado, pois gostava de fazer piadas).

Na época de Gamow (leia "Gamofi"), pouco se sabia sobre partículas subatômicas. Sabiam sobre elétron, próton e nêutron, mas ainda não sabiam sobre quarks e léptons, por exemplo. Ao examinar a temperatura do nêutron, Gamow percebeu que poderia calcular a quantidade e a natureza da radiação que ele emitiu quando estava superquente (antes da Grande Explosão) e descobriu que o tipo de radiação era a "radiação de corpo negro".

Radiação de corpo negro: um objeto quente absorve toda luz que o atinge, devolvendo a radiação de forma característica. Exemplo: o Sol, a lava quente têm um brilho amarelo avermelhado e emitem radiação de corpo negro.

Tem muito mais sobre o que estou lendo, mas vou parando por aqui que não posso forçar demais o braço. Ficar tanto tempo sentindo dor e parada tem me deixado deprimida, pensando em tudo que não posso fazer. E às vezes cansa estudar tanto.

Enfim, é capaz de eu postar mais sobre física depois e sobre meu tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário