quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

15 Anos Com Esclerose Múltipla

Quinze anos com esclerose múltipla. Lembro que os primeiros sintomas, na adolescência, foram alterações visuais, como dificuldade para ler porque as letras subiam e desciam feito montanhas no papel. Também enxergava cores alteradas, tamanhos alterados e rostos desfigurados.

Este ano de 2017 aproveitei para ir a vários médicos, pois não estou fazendo curso nenhum. Terminei a formação do curso de tecido plano completo no fim do ano passado, parei o espanhol e resolvi cuidar da minha saúde, pois ficava tão cansada nos outros dias em que não tinha curso que não consegui ir a lugar nenhum.

Fadiga, leves dormências, urgência urinária são alguns dos sintomas que tenho após quinze anos com esclerose. Minha memória não está muito boa, apesar de que esclerose e esclerosado não quer dizer que a pessoa esteja perdendo a inteligência, sinto que está me afetando desta maneira.

Em outubro saí como se estivesse de férias, fiz vários passeios turísticos da Zona Norte à Zona Sul do Rio. Conheci o Parque de Madureira e o Mercadão de Madureira, visitei o Cristo Redentor e o Jardim Botânico. Fui à praia de Ipanema, Leblon e Copacabana.

Deixei o blog meio abandonado. Cada vez que pensava em escrever, desistia. Acontece que parei de tomar o antidepressivo que servia também para enxaqueca e tive uma crise de abstinência terrível, com tremores no corpo e uma sensação de que cada célula estava sendo arrancada do meu corpo. Agora estou sem remédio nenhum, apesar de que tenho que voltar ao psiquiatra para ele ver isso.

Ajuda dos outros: sinto que é muito importante a ajuda que recebo dos outros e resolvi aceitar.

Um comentário:

  1. Oi, Lorena.
    Estava procurando sobre pacientes que tomam o Fingolimode e acabei encontrando seu blog. Estou para tonar essa medicação. Antes tô acabei o Avonex, mas a médica não quer continuar a terapia com ele depois do surto q tive em fevereiro. Estou fazendo os exames cardiológicos para poder tomar, mas estou com um pouco de medo. Estou com algumas sequelas do surto ainda e não sei se voltarei ser a mesma de antes. Por isso, gostaria de saber como vc faz para trabalhar normalmente, ter suas atividades diárias? Tenho ainda outras dúvidas, m às se puder entrar em contato com vc por email acho q será mais fácil.
    Um abraço.

    ResponderExcluir