sábado, 20 de agosto de 2016

Olimpíadas 2016 e Esclerose Múltipla

Antes de falar sobre EM e casas olímpicas, vou falar sobre alimentos transgênicos.

Está tudo tão caro no Brasil que voltei à dieta anterior que eu fazia, que tinha mingau, pipoca e bolo. Acho estes alimentos baratos. Acontece que o mingau que me refiro é o mingau de maizena/amido, raramente o mingau de aveia e, assim como a pipoca, a maizena vem do milho. O bolo leva fermento, o famoso pó Royal que também vem do milho.

Continuo a tomar iogurte e requeijão, principalmente os mais baratos como da marca Vigor. Acontece que o fermento em pó Royal leva amido geneticamente modificado, o famoso transgênico. Os iogurtes e requeijão também levam "amido modificado", que não especifica se é transgênico ou não, mas faz parecer que é por não especificar o que querem dizer com "modificado".

Há muito lucro e prejuízo envolvido com alimentos transgênicos. Lucros para as empresas Monsanto, a Mondelez responsável pelos chocolates Lacta, Bis, Pó Royal e outros produtos e empresas. Prejuízo para o agricultor que resolve comprar sementes transgênicas, para o solo, para a água, para outros agricultores e para todos nós, inclusive para os alimentos.

Existem mais 20 doenças que podem ser causadas por agrotóxico com glifosato e os agricultores compram este produto da Monsanto porque elimina as ervas daninhas sem eliminar as plantas geneticamente modificadas, pois elas foram modificadas até para resistir aos efeitos do agrotóxico.

Dentre as doenças causadas pelo agrotóxico tem a esclerose múltipla, o autismo, a colite, a intolerância ao glúten alguns tipos de câncer e outras como descritas no site:

 http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/Monsanto-25-doencas-que-podem-ser-causadas-pelo-agrotoxico-glifosato/3/32891

Os agrotóxicos, uma vez usados, entram no solo e consequentemente nos lençóis freáticos, então vão para os rios e depois vão parar nos Oceanos, contaminando assim todo o planeta e os seres vivos presentes.

Os agricultores ficam diretamente prejudicados porque uma vez que eles decidem comprar sementes transgênicas, eles assinam um contrato com a empresa e são obrigados a renovar a safra de alimentos/sementes (transgênicos) todo ano adquirindo novas sementes e/ou pagando Royalties à empresa de transgênicos.

Até as plantas que não usam agrotóxico e não são de sementes transgênicas são prejudicadas, pois como as plantas são polinizadas pelo vento e pelos insetos, as plantas transgênicas acabam se reproduzindo com as não-transgênicas e estas se tornam transgênicas também. Sobre a polinização, tem este site como fonte:

http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos

Alimentos transgênicos são aqueles que são modificados no DNA, isto é, geneticamente modificados.

Outra parte prejudical destes alimentos é a resistência aos antibióticos e o aumento de alergia, e é sobre alergia que quero falar.

Fui conhecer uma destas casas olímpicas, mais especificamente a casa da Colômbia. Fiquei meio decepcionada que eles não tinham muito a mostrar da terra deles e havia produtos à mostra, produtos que são vendidos lá, o que me fez lembrar de uma charge onde crianças vão ao museu e o que tem lá são produtos de supermercado vistos como itens raros como o arroz e o feijão.

Muitas pessoas estavam indo na casa da Colômbia tomar café de graça, sentar um pouco dentro da casa e ir ao banheiro. Eu não bebi nem café, nem água, para não dar vontade de ir ao banheiro e ficar com urgência urinária. Do lado de fora estava um Sol quente e uma fila enorme.

Um pouco distante da casa da Colômbia tinha o stand da Nike, da Nissan com Bungee Jump, um palco com telão e de shows. Havia muita gente e muito barulho, em contraste com o silêncio do túnel novo do Rio de Janeiro e do VLT. Aquilo tudo fez com que eu ficasse com enxaqueca.

Pois bem, eu já deveria saber que barulho, Sol e multidão com esclerose múltipla não combinam. O resultado é que fui para o hospital depois de chegar em casa e descansar um pouco. Chegando lá, a médica deu o diagnóstico e me passou Dipirona na veia. Ela queria passar Plazil, mas eu disse que sou alérgica. Eu disse que não era alérgica à dipirona.

Pois bem, a médica pediu ao enfermeiro que aplicasse a dipirona. Fiquei conversando com umas mulheres que estavam lá como acompanhantes ou pacientes. Elas ficaram curiosas quando contei da esclerose e dos sintomas. Então, comecei a sentir uma coceira na orelha e na perna.

Alergia :

Uma das pacientes disse que havia mosquito ali. Pensei que fosse isso, mas não era. Comecei a sentir coceira na outra orelha, na mão, nos braços e o rosto fervia. Elas pararam de conversar e olharam para mim e disseram que eu estava toda vermelha, inclusive nos braços. Pronto, eu tive uma reação alérgica à dipirona. Fui chamar a médica e também minha acompanhante. Resultado: tive que tomar injeção de Fenergan e ficar no soro. Como meus dedos ficaram roxos, suspenderam o soro.

Voltei para casa de madrugada, cheia de sono, comi mais pipoca Yoki que pode ou não ter milho transgênico e fui dormir. Depois pensei: "Será que desenvolvi alergia por ficar comendo milho geneticamente modificado?"





Nenhum comentário:

Postar um comentário