sábado, 23 de agosto de 2014

Descobri que Tenho Esclerose Múltipla

Uma espécie de retrospectiva sobre quando descobri ter esclerose múltipla:

A punção lombar que fiz para coletar o líquido cefalorraquidiano (LCR):
Tirei esta foto com meu celular que na época tinha uns 2 megapixels. Foi neste local, na medula das costas, que fui cortada com bisturi e depois com agulha "deeeste" tamanho é que retiraram meu LCR.

Este exame serve para verificar as bandas oligoclonais, que aparecem modificadas na esclerose múltipla.
Também fiz ressonância magnética onde aparecem as lesões e alguns exames de sangue para descartar lúpus:
Foto da flor de um dos lugares que fiz ressonância magnética.
Eu com o "uniforme" para fazer ressonância.

Após descobrir que tenho esclerose múltipla, fiz 2 pulsoterapias num intervalo de 6 meses:
Foto do banheiro do lugar que fiz pulsoterapia. 

Após as duas pulsoterapias, comecei um tratamento com Avonex da empresa farmacêutica Biogen Idec:

O "kit" para aplicar injeções que vinha após o cadastro na empresa Biogen Idec.

Descartando a injeção do remédio Avonex (reparem a agulha enorme para injeção intramuscular).

Como eu passava muito mal com Avonex, só aguentei 2 meses e fui para o Betaferon que é da empresa Bayer. O Avonex eu tomava uma vez por semana, mas ficava mal a semana inteira.

Aguentei dois anos com o Betaferon, tomando dia sim outro não.

Agora estou tomando o Gilenya da empresa Novartis.

2 comentários:

  1. Amiga, fundamental essa postagem, muito boa, em meu caso q sempre tive dúvidas a respeito, obrigada. Gostaria de saber como se sente usando gilenya? uso avonex más estou muito ruim, as furadas em comodam muito.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliene tudo bem? Estou tomando Gilenya faz um ano. Estou bem, só fico muito cansada às vezes. A imunidade cai um pouco, mas nada demais, não fiquei gripada toda hora. De repente, conversando com seu médico ou médica você consegue mudar de tratamento. É muito ruim quando somos muito sensíveis à injeção, não vale a pena sofrer tanto. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir