quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Novos Termos Para o Cabelo

Estes dias aprendi sobre a mais nova futilidade, quer dizer, utilidade para os cabelos: palavras novas!

A ver com esclerose múltipla: o cansaço que dá cuidar dos cachos não é para qualquer esclerosado.

Eu nunca tive paciência com meus cachos. Aos 11 anos de idade eu achava quase uma tortura acordar às 6 ou 7 da manhã, no inverno frio e tomar banho de água fria (eu não tinha aquecedor) e sair com o cabelo molhado (eu não tinha secador) para fazer aula de dança. Tinha dias que eu simplesmente chegava na escola com o cabelo todo bagunçado, não penteava, arrumava, nada.

A partir dos 13 anos, tentei diversos tipos de alisamentos, alguns que eu nem sabia o nome. Eu ouvia algumas pessoas falarem que eu tinha "cabelo bom", seja lá o que isso significa, e que eu ficaria bem com cabelos lisos. Eu sei que consegui transformar um cabelo bom em ruim e resolvi recuperá-lo.

13 anos: Fiz relaxamento com guanidina num salão e depois fui em outro, que falaram que estraguei meu cabelo e quiseram fazer relaxamento com "Yellow".

14 anos em diante (até os 20 mais ou menos): fiz mais relaxamentos, hidratação com L'anza - as moças do salão chamavam de "os 5 passos de Lanza", pois a hidratação consiste em passar 5 produtos desta marca- e a hidratação funcionou muito bem, mas meus cachos já estavam largos depois de tanto relaxamento.

Fiz escovas e chapinhas;

 Fiz um alisamento que não deu certo, só a raiz ficou lisa e o comprimento ficou que nem vassoura. Cortei o meu próprio cabelo bem curtinho, deixando só a parte que estava lisa;

Fiz hidratação com queratina da Vizcaya, o que acabou com meus cabelos, que ficaram opacos, sem cachos definidos. A Vizcaya tinha uma ótima linha que ajudava a definir os cachos e tirar o excesso de volume (não sei se ainda tem-embalagem roxa e outra prateada) e eu achei que tudo desta marca fosse bom, mas não deu certo a queratina. Hoje em dia eu sei que queratina em excesso faz mal, pode quebrar os fios...

As última peripécias que fiz foram as escovas definitivas e espero que as últimas escovas, definitivamente. Decidi que gosto dos meus cachos, que sempre gostei, mas que, algumas vezes, gosto de ter um visual diferente, mas não muito diferente. Também usei produtos para fazer escova de açúcar e de chocolate, estes deixaram meu cabelo muito macio, mesmo cacheados.

Entrei na onda do low poo.
Aprendi palavras novas.

Palavras novas:


  • Low poo e no poo;
  • Técnicas para deixar o cabelo comportado:  rave and shake, fitagem e plopping (entre outras).


Dicas neste site: http://www.acordabonita.com/2012/09/para-cachos-definidos-dicas-videos-e-tecnicas-para-modelar-cabelos-cacheados/;


  • Borrifador (para jogar água nos cabelos, não nas plantas);
  • Touca de cetim (eu já usei meia-calça nos cabelos, para acordarem lisos, mas touca de cetim é novidade para mim);
  • Parabenos (mexem com os hormônios);
  • Silicones solúveis e insolúveis (os que não saem na água, não saem fácil do cabelo);
  • Sulfato, anfótero, behentrimonium chloride;
  • Shampoos naturais, condicionadores naturais e quase orgânicos de tão naturais... Venda de uma das marcas no site abaixo (nunca comprei nada por ele).
 http://www.natue.com.br/cosmeticos-naturais/cabelo/shampoo-e-condicionador/


  • 3 tipos de hidratação diferentes: nutrição, reparação e hidratação;
  • Diferença entre leave in e creme para pentear: (eu achava que era a mesma coisa) leve in não entra nos fios, fica por cima e creme para pentear é para hidratar. Creme de pentear: manteigas e óleos;
Dicionário dos cachos:



http://assuntosdemulheres.blogspot.com.br/2012/10/dicionario-capilar-cachos.html

Comprei recentemente produtos da Yenzah e da Miss Anne. Também comprei produtos da Bioextratus, a linha vitaminada da Garnier e shampoo de jaborandi da Phytoervas. Ainda estou testando uns e outros para ver o que acontece. Por enquanto meu cabelo está cheio de fios arrepiados, bem leves, às vezes muito brilhante e às vezes muito opaco. É que ainda estou usando o leave in da Loreal para cachos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário